Câncer de Cólon

Sua melhor arma contra o câncer de intestino

Câncer de cólon é um tumor no intestino grosso. Ele é o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil, mas quando descoberto numa fase inicial, a maioria das pessoas, fica curada.

cancer-de-colon

No gráfico abaixo, é possível perceber que a mortalidade (número de pessoas que morreram) por câncer de cólon no Brasil vem aumentando desde 1979.

No ano de 2020 teve uma queda na mortalidade, mas isso pode dever-se a baixa notificação durante a pandemia ou a uma baixa de rastreamento (as pessoas deixaram de fazer exames de rastreamento por medo de saie de casa e serem contaminados com cornovírus).

Para mais informações, é possível acessar diretamente o site do ministério da saúde e visualizar o atlas da mortalidade de cada tipo de tumor. Vigilância de Câncer — Português (Brasil) (www.gov.br)

mortalidade-cancer-de-colon

O câncer de cólon pode causar sintomas como:

  • mudança do hábito intestinal;
  • dor abdominal;
  • sangue nas fezes;
  • e emagrecimento.

 

Entretanto, nas fases iniciais, ele pode não dar sintoma nenhum, o que pode atrasar o diagnóstico e o câncer continuar crescendo.

Por isso, é tão importante realizar o exame de rastreamento.

Exames de rastreamento podem encontrar câncer e pólipos (pequenos tumores que podem virar câncer ao longo dos anos).

Exame de colonoscopia

A colonoscopia parece ser a abordagem de rastreamento mais eficaz e mais recomendada para câncer de cólon.

Tem a capacidade de detectar cânceres de cólon em estágio inicial, predominantemente curáveis, mas, mais importante, detecta e permite a remoção de pólipos, (pré-malignos).

Na verdade, o rastreamento do câncer de cólon via colonoscopia é, em sua maioria, o rastreamento de pólipos de cólon, porque o principal achado da grande maioria das colonoscopias de rastreamento “positivas” são exatamente os pólipos.

Como o câncer surge de pólipos adenomatosos, sua remoção impede que o câncer ocorra.

Por isso, a colonoscopia é tão importante.

Pessoas saudáveis com 45 anos ou mais devem ser rastreadas.

Conclusão

Se você apresenta algum dos sintomas de câncer de cólon descritos acima ou se você está em risco de câncer, seu médico/ sua médica pode sugerir ser rastreado antes dos 45 anos de idade.

Você tem maior risco de câncer de cólon se você tiver um pai, mãe ou irmão que tenha ou teve câncer de cólon, pólipos ou outras condições, como doença inflamatória intestinal.

A única maneira de prevenir o câncer de cólon é encontrar pólipos cedo e removê-los.

Conheça os procedimentos realizados pela Dra. Caroline Petersen.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Dra. Caroline Petersen
Dra. Caroline Petersen

Cirurgiã do aparelho digestivo na Santa Casa de São Paulo, sendo chefe de Plantão do Pronto-Socorro Central desse mesmo Hospital e preceptora da residência nessa instituição.

dra-caroline-petersen
Dra. Caroline Petersen

 Cirurgiã do aparelho digestivo na Santa Casa de São Paulo, sendo chefe de Plantão do Pronto-Socorro Central desse mesmo Hospital e preceptora da residência nessa instituição.

Próximo Post

Categorias

Abrir Chat
Dra. Caroline Petersen
Olá, Agendamentos e Dúvidas pode me chamar por aqui!