Complicações pedra na vesícula

Quais são as complicações que podem ocorrer em quem tem pedra vesícula?

A colelitíase (ou cálculos ou pedra na vesícula) é a formação de pedras nas vesícula biliar.

A maioria dos pacientes são assintomáticos. No entanto, algumas complicações podem surgir em decorrência desses cálculos.

complicacoes-pedra-vesicula

Coledocolitiase

Ocorre devido a migração das pedras da vesícula para o interior da via biliar.

Quando obstrui esse canal, a pedra pode gerar dores abdominais muito fortes, ictericia (cor amarelada na pele), vômitos e infecção.

Tratamento pode ser feito por CPRE (um tipo de procedimento feito por meio endoscopia) ou cirúrgico em algumas situações.

Colecistite

É a inflamação da vesícula biliar e ocorre quando as pedras impactam na saída da vesícula.

O tratamento é cirurgia na urgência.

Em casos muito selecionados, pode ser feito tratamento clínico, seguido de cirurgia em outro momento.

Colangite

É a infecção dos canais biliares por bactérias após a obstrução pela coledocolitiase.

Pancreatite biliar

Inflamação do pâncreas secundária a passagem de um cálculo.

O canal que leva a bile da vesícula para o intestino passa dentro do pâncreas e se junta com o canal principal que drena o suco pancreático.

Quando o cálculo obstrui esses ductos, o suco pancreático fica retido e acaba agredindo o próprio pâncreas.

Conheça a Dra. Caroline Petersen.

Instagram Dra. Caroline Petersen