Hérnia de Hiato

A hérnia de hiato é causada por um afrouxamento na musculatura entre o peito e o abdômen.

Como resultado, podem surgir refluxo e queimação. Existem pessoas que têm hérnia de hiato, mas não tem nenhum sintoma, descobriram o problema depois de um exame de endoscopia feito por outro motivo.

Já outras sentem sintomas de refluxo gastro-esofágico, como: azia e queimação com a sensação de que o ácido do estômago subiu para o esôfago.

hernia-de-hiato

Tratamento e tipo de hérnia

O tratamento para os sintomas pode ser feito com remédio ou cirurgia dependendo do caso.

O tipo de hérnia também pode influenciar no tipo de tratamento.

Se a hérnia for pequena e assintomática, não é preciso operá-la.

Mas, quando ela cresce, pode comprometer outros órgãos e a qualidade de vida.

Existem hérnias que são muito grandes e alguns órgãos da cavidade abdominal sobem para o tórax, como por exemplo o estomago e o intestino. Nestes casos, apenas a correção cirúrgica pode aliviar o desconforto.

Tratamento cirurgico hérnia de hiato

As complicações mais graves da doença não são frequentes, mas podem ocorrer: úlceras, estenoses e sangramentos.

Em alguns casos, mesmo nas hérnias pequenas pode ser necessário o tratamento cirúrgico, naqueles pacientes que não melhoram ou não conseguem ficar sem medicação.

Nestes casos, é feita uma cirurgia, que pode ser aberta, por videolaparoscopia ou por robótica, a fim de reposicionar o esôfago e o estômago e corrigir possíveis problemas no músculo diafragma.

Conheça a Dra. Caroline Petersen.

Instagram Dra. Caroline Petersen