
Malefícios do tabagismo próximo a cirurgia
Fumar afeta todo o organismo, aumentando o risco de muitas doenças – como câncer de pulmão, enfisema e doenças cardíacas. O tabagismo também contribui para
É comum que em exames rotineiros, tomografias ou ultrassonografias solicitadas por outras razões, sejam encontrados nódulos no fígado. Esses nódulos podem representar doenças diversas, tanto benignas quanto malignas. Importante frisar que apenas 9% dos tumores hepáticos são malignos.
Dentre os tumores benignos do fígado, aqueles mais comuns são, em ordem decrescente: hemangioma, hiperplasia nodular focal e adenoma.
Na maioria das vezes, é possível diferenciar os tumores benignos dos malignos por meio do exame clínico associado a exames de imagem. Somente em alguns casos a biópsia é necessária.
Recomenda-se sempre uma avaliação de um cirurgião do aparelho digestivo.
Fumar afeta todo o organismo, aumentando o risco de muitas doenças – como câncer de pulmão, enfisema e doenças cardíacas. O tabagismo também contribui para
Parasitoses intestinais são infecções causadas por protozoários e helmintos, como ameba, lombriga e giárdia. Eles costumam entrar no corpo humano na forma de cistos e
Você sabia que existe uma razão muito importante para o Pijama Cirúrgico ser azul ou verde? Essas cores são escolhidas porque são opostas ao vermelho.
A cirurgia do aparelho digestivo é uma especialidade médica que cuida do sistema digestivo, o que inclui esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado e toda a extensão dos intestinos além do cólon, reto e ânus. Além disso, realiza procedimentos cirúrgicos, como por exemplo, hérnias, retirada da vesícula ou tumores malignos.