
Malefícios do tabagismo próximo a cirurgia
Fumar afeta todo o organismo, aumentando o risco de muitas doenças – como câncer de pulmão, enfisema e doenças cardíacas. O tabagismo também contribui para
A diverticulite é uma inflamação de pequenas bolsas salientes que se formam na parede do intestino (divertículos) – bastante comuns em pessoas idosas. Em geral, os divertículos não dão sintomas, a menos que inflamem ou sangrem.
A diverticulite (inflamação das bolsas) costuma causar: dor abdominal mais comumente do lado esquerdo, distensão abdominal, constipação/diarreia, náusea, vômito e febre.
Os fatores de risco para formação dos divertículos são:
A diverticulite ainda é mais comum em mulheres.
O tratamento inicial inclui repouso, jejum, antibióticos e medicações para ajudar a controlar a dor e as cólicas.
Em caso de diverticulite complicada, podem ser necessários cuidados hospitalares, procedimentos de punção e alguns pacientes podem precisar de cirurgia. Pacientes com vários episódios de diverticulite também são candidatos a cirurgia.
Fumar afeta todo o organismo, aumentando o risco de muitas doenças – como câncer de pulmão, enfisema e doenças cardíacas. O tabagismo também contribui para
Parasitoses intestinais são infecções causadas por protozoários e helmintos, como ameba, lombriga e giárdia. Eles costumam entrar no corpo humano na forma de cistos e
Você sabia que existe uma razão muito importante para o Pijama Cirúrgico ser azul ou verde? Essas cores são escolhidas porque são opostas ao vermelho.
A cirurgia do aparelho digestivo é uma especialidade médica que cuida do sistema digestivo, o que inclui esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado e toda a extensão dos intestinos além do cólon, reto e ânus. Além disso, realiza procedimentos cirúrgicos, como por exemplo, hérnias, retirada da vesícula ou tumores malignos.