Hérnias

O que é Hérnia?

hernias-cirurgia

Hérnias, essa leitura vai esclarecer as dúvidas mais frequentes!

Hérnia no contexto médico significa protrusão. Algo saiu do seu lugar de origem e se deslocou para frente.

Então, quando falamos que uma estrutura está herniada, ela tá numa localização diferente de onde deveria, passando por um orifício.

As hérnias podem acontecer em várias localidades: hérnias de parede abdominal, hérnia de hiato, hérnia de disco (na coluna).

As hérnias de parede abdominal podem aparecer em diferentes regiões da parede: epigastrica, umbilical, inguinal, femoral, incisional (numa incisão -corte- cirúrgica prévia).

Conheça os tipos de hérnia da parede abdominal

As hérnias abdominais são problemas muito comuns que podem se manifestar de diferentes formas.

A hérnia se caracteriza pela projeção total ou parcial de órgãos para fora da parede abdominal, causando uma elevação em formato de “bola” na região afetada.

A depender da região que acometem, recebem um nome específico.

Cada tipo de hérnia pode gerar um tipo de complicação.

Em geral, as piores consequências são o aumento das dores na região atingida, a obstrução do intestino pelo acotovelamento de uma alça intestinal e os riscos de ruptura da parede intestinal nos casos de estrangulamento do intestino que está passando através desse defeito, o que pode gerar infecções graves.

A cirurgia é o tratamento mais indicado para corrigi-las.

Os tipos de hérnias abdominais:

1. Hérnia umbilical
  2. Hérnia Epigástrica
  3. Hérnia Incisional
  4. Hérnia Femoral
  5. Hérnia Lombar

Hérnia na virilha (inguinal)

A hérnia inguinal ocorre quando há uma falha na parede abdominal, na região da virilha, formando um orifício.

Pode acontecer a saída de uma alça do intestino através desse orifício.

O problema é mais comum em homens do que em mulheres.

Quando a hérnia encarcera (o conteúdo que passou pela orifício fica preso) pode gerar complicações mais sérias de saúde, precisando de cirurgia de urgência, as vezes tendo que tirar um pedaço do intestino.

Pacientes que têm hérnia inguinal (na virilha) podem manter as práticas sexuais e , em geral, práticas de atividades físicas, desde que não sintam dor ou desconforto na região.

No entanto, é importante ser avaliado por uma/um cirurgiã(o), para discutir a indicação cirúrgica e orientações no caso específico.

Na cirurgia laparoscopica para correção de hérnia, pequenas incisões são feitas para que o/a cirurgiã (o) recoloque o intestino do paciente no lugar e ponha uma tela sintética para impedir a formação de novas hérnias e para fortalecer o tecido da região.

Sintomas da hérnia inguinal

• Saliência em um ou nos dois lados da virilha;
  • Em homens, pode ocorrer do saco escrotal ficar inchado;
  • Desconforto ou dor, principalmente ao fazer algum esforço físico;
  • Sensação de fraqueza ou pressão na virilha.

Hérnia umbilical

O principal sinal da hérnia umbilical é o aparecimento de uma saliência na região do umbigo ao fazer esforço abdominal (ao chorar, tossir, levantar peso, evacuar, fazer atividade física ou até ficar muito tempo em pé).

Esse abaulamento pode desaparecer quando o paciente deita.

O principal sintoma é a dor peri-umbilical, mas alguns pacientes referem dormência e desconforto na região abdominal.

Na maioria dos casos, as hérnias umbilicais são diagnosticadas pelo médico em simples avaliações clínicas, olhando e tocando a região.

O tratamento padrão é cirúrgico. Nos casos de hérnias aprisionadas, a cirurgia deve ser realizada com urgência.

Outros recursos para o tratamento da hérnia servem apenas para aliviar os sintomas.

Hérnia Umbilical - Pode ocorrer após a gestação?

O período de gestação traz uma série de mudanças corporais na mulher e, com isso, alguns problemas podem se desenvolver.

A hérnia umbilical é um deles, que pode acontecer durante, ou depois, da gravidez.

A hérnia umbilical é resultante de um enfraquecimento na região (local da cicatriz umbilical) — que pode gerar o aparecimento de um orifício na musculatura, por onde os órgãos internos extravasam e formam a hérnia.

🤰 O excesso de peso, o estiramento da musculatura pela proeminência da barriga, além do excesso de pressão na gestação e força durante o parto podem contribuir para seu aparecimento.

⚠️ Seu principal sintoma é o aparecimento de uma saliência que pode ou não provocar dor ou desconforto na região do umbigo.

Porém, mesmo sem sintoma, precisa ser tratada.

🏥 Como ocorre com qualquer tipo de hérnia, quando não é tratada, há o risco de que ocorra uma complicação conhecida como encarceramento ou estrangulamento, quando o conteúdo de dentro da barriga fica preso no orifício da hérnia.

Essas situações oferecem risco de vida ao paciente e demandam tratamento cirúrgico de urgência.

O que fazer se minha Hérnia começar a inchar?

As hérnias na parede abdominal podem aparecer em qualquer idade. O comum é você perceber que, ao fazer esforço (pegar peso, evacuar, assoprar com força) ou ficar muito tempo de pé, começa a aparecer uma saliência na barriga ou na virilha que pode ou não doer.

⚠️ Na maioria das vezes, essa saliência diminui  (entra para a barriga) quando você diminui o esforço ou se deita.

Mas, às vezes, a bolinha pode permanecer mesmo após terminada a força e começa a doer na região.

⚠️ Caso aconteça isso com você, imediatamente pare de fazer o esforço, se deite e massageie a região.

Se a dor não passar e a bolinha não reduzir, procure um pronto atendimento pois a sua hérnia encarcerou e é possível que você tenha que opera-lá na urgência.

Cirurgia de Hernia abdominal: como ter um bom pós-operatório

A cirurgia de hérnia é o tratamento padrão para as hérnias da parede abdominal, seja ela umbilical, epigástrica, inguinal ou incisional.

A recuperação da operação é geralmente rápida e a maioria dos pacientes voltam as suas atividades rotineiras habituais em poucos dias.

Mas, é normal sentir algumas dores e desconforto no abdômen nos primeiros dias após o procedimento cirúrgico.

No pós operatório, evite ficar muito tempo deitado ou sentado. Procure andar várias vezes ao dia.

Além disso, não deixe de tomar as medicações que foram orientadas pelo seu médico em receituário.

E não hesite em entrar em contato com seu médico, caso haja alguma dúvida ou não esteja sentindo bem.

E em relação ao retorno às atividades físicas, você deve conversar com seu cirurgião/sua cirurgiã que irá te orientar.

E por que? Porque ele/ela sabe exatamente como foi seu procedimento, o tamanho da hérnia, se colocou tela ou não, as dificuldades, enfim.

Ninguém melhor que esse profissional para te responder isso.

Cirurgia para Hérnias

É comum haver necessidade de cirurgia.

Os principais sintomas das hérnias da parede abdominal são:

• aumento de volume localizado principalmente quando o paciente faz manobras de aumento da pressão intra-abdominal e/ou exercícios físicos;
  • melhora dos sintomas com o paciente em repouso ou decúbito;
  • dor ou desconforto associado a aumento da pressão abdominal e/ou exercícios físicos;

Na maioria dos casos, a história clínica e exame clínico realizado por um médico experiente é suficiente para diagnosticar uma hérnia da parede abdominal.

Entretanto, em alguns situações (pacientes obesos, hérnias pequenas, etc) pode ser necessário a realização de exames de imagem para complementar o diagnóstico.

Tanto a ecografia como a tomografia de abdome podem ser úteis.

Trajetória

Conheça em detalhes a trajetória da Dra. Caroline Petersen:

• Formada em Medicina pela Universidade Estadual do Piauí (2012).
  • Fez residência em Cirurgia Geral (2013-2015) e em Cirurgia do aparelho digestivo (2015-2017), ambas pela Irmandade da Santa Casa de São Paulo.
  • Atuação na Equipe de Emergência/Pronto Atendimento do Hospital São Luiz Gonzaga 2015-2017.
  • Possui mestrado em Hepatocarcinoma – Câncer de Fígado (2017-2018) e aperfeiçoamento em Fígado e Hipertensão Portal, ambos pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017-2019).
  • Instrutora do curso ATLS (Advanced Trauma Life Support) e é titular especialista do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, além de possuir certificação para área de atuação em Cirurgia do Trauma (2020).
  • Membro da Equipe de Cirurgia do Hospital Estadual de Francisco Morato 2016- 2021.
  • Membro da Equipe de Cirurgia do Hospital Estadual de Franco da Rocha 2017- 2021.
  • Especialização em ensino em saúde pela USP 2020-2021.
  • Atuação na Equipe de Emergência/Pronto Atendimento do Hospital Central da Santa Casa de Misericórdia desde 2017.
  • Preceptora dos residentes de cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo da santa casa de São Paulo.
  • Preceptora dos alunos da Faculdade Anhembi.
caroline-petersen-médica
Feito para você, tire suas dúvidas!

Nosso Blog

hernia-inguinal-oprerar
Hérnias

Operar a hérnia inguinal

Hérnia inguinal, é sempre necessário operar? Nos casos de hérnias inguinais que geram desconforto e dor na virilha, não há muita dúvida sobre a necessidade

vomitei-sangue-o-que-fazer
Cisto hepático

Vomitei sangue, o que fazer?

O vomitar sangue, chamado de hematêmese, pode indicar uma série de problemas… O vomitar sangue, chamado de hematêmese, pode indicar uma série de problemas, sendo

sintomas-sindrome-de-mirizzi
Cirurgia Digestiva

Síndrome de Mirizzi