Cirurgia de vesícula é simples?

Cirurgia de vesícula. “Não existe cirurgia simples, até cirurgia de unha encravada pode ter complicação.”

cirurgia-vesicula-sp-dra-caroline-petersen

A cirurgia de retirada da vesícula é uma das cirurgias mais realizadas do aparelho digestivo, geralmente o paciente interna no dia da cirurgia e vai embora no final do dia ou no dia seguinte e tem um retorno rápido às atividades do dia a dia.

Ou seja, na esmagadora maioria das vezes, é um procedimento com recuperação fácil e que não demanda muito.

Porém, quando existem complicações, essas podem ser potencialmente muito graves, como por exemplo lesão de via biliar.

Observe que, para o sucesso no procedimento, várias medidas devem ser adotadas: conversar bem com paciente no pré operatório sobre alergias, comorbidades; no intra-operatorio, o médico deve evitar ter pressa e seguir o script direitinho, sem pular etapas e o paciente deve seguir as orientações médicas no pós operatório.

Lembrando que, cirurgia eletiva (marcada) tem bem menos chances de complicar que cirurgias na urgência. Levando em conta todas as medidas, reduzimos as chances de complicações.