Benefícios das fibras solúveis e insolúveis

Você sabia que o recomendado é que diariamente se consuma 20g de fibras por dia na nossa alimentação?

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E que dentro das fibras existem as solúveis e insolúveis que desempenham funções indispensáveis para o bom funcionamento do organismo?!

No caso das fibras solúveis, elas são encontradas principalmente nas frutas, hortícolas, leguminosas e aveia. Elas são capazes de formar um gel quando misturadas com água, aumentando o tempo de absorção dos nutrientes, ajudando a diminuir os níveis de colesterol e glicemia sanguíneos e assim auxiliam na saúde da microbiota intestinal. Além disso, elas contribuem para uma maior sensação de saciedade.

Já as fibras insolúveis são encontradas na maioria das hortaliças e cereais integrais e contribuem para o aumento do volume e fluidez das fezes e da motilidade intestinal, atuando como laxantes naturais.

Outros benefícios proporcionados pelas fibras insolúveis são: regular o trânsito intestinal, melhorar a obstipação intestinal e suas complicações secundárias, como hemorroidas, diverticulose e outras doenças intestinais.

Lembrando que para conquistar todos os benefícios das fibras, é preciso consumir alimentos ricos em fibras em todas as refeições.

Além disso, quando temos uma alimentação rica em fibras, é necessário aumentar a ingestão de água, para facilitar a eliminação das fezes e melhorar a prisão de ventre.

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Dra. Caroline Petersen
Dra. Caroline Petersen

Cirurgiã do aparelho digestivo na Santa Casa de São Paulo, sendo chefe de Plantão do Pronto-Socorro Central desse mesmo Hospital e preceptora da residência nessa instituição.

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Dra. Caroline Petersen

 Cirurgiã do aparelho digestivo na Santa Casa de São Paulo, sendo chefe de Plantão do Pronto-Socorro Central desse mesmo Hospital e preceptora da residência nessa instituição.

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