É preciso fazer cocô todos os dias?

Não, a regularidade da evacuação depende de cada pessoa.

fazer-coco-todo-dia

Se as fezes saem com facilidade, sem esforço evacuatório, com formato adequado e você tem a sensação de que esvaziou tudo, está tudo ok.

Contudo, não é normal que uma pessoa que vai ao banheiro diariamente, de repente, mudar o hábito intestinal.

Pois, a constipação (prisão de ventre) pode indicar problemas de saúde, além de ser bastante incômoda.

O que você deve sempre observar é a consistência do seu cocô. Ele deve ter forma de salsicha e sair sem dificuldade, sem esforço!

Para que isso aconteça, vale apostar em uma alimentação rica em fibras, consumo de água (de 2l a mais por dia) e na prática regular de atividade física.

Você olha seu cocô?

Você mal levanta do vaso sanitário e já abaixa a tampa para puxar a descarga? Não faça isso.

É importante observar o seu cocô antes de dar tchau para ele. Atentar aos aspectos dele podem ser pistas para uma série de problemas.

A cor, formato e consistência das fezes podem nos ajudar a entender o processo digestivo como um todo e a detectar eventuais inflamações, doenças digestivas ou até mesmo tumores.

O normal, geralmente, são fezes firmes, íntegras, mas de consistência mais pastosa, moldável, que se adapta ao canal do ânus sem machucá-lo, tipo uma linguicinha.

Um exemplo de alteração é aquele cocô em bolinha que pode indicar falta de fibras e líquidos.

Fezes com rachaduras podem ter ficado muito tempo no intestino ou requerem uma dieta com mais líquidos e fibras.

Escala de fezes de Bristol

O assunto é levado tão a sério que existe uma escala de cocô de 1 a 7, a chamada Bristol Stool Chart (ou escala de fezes de Bristol), uma maneira simples e rápida de você avaliar suas fezes. De acordo com a escala, as fezes que estiverem entre 3 e 5 são consideradas normais.

Agora que você já sabe da importância, passe a dar mais atenção ao seu cocô.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Dra. Caroline Petersen
Dra. Caroline Petersen

Cirurgiã do aparelho digestivo na Santa Casa de São Paulo, sendo chefe de Plantão do Pronto-Socorro Central desse mesmo Hospital e preceptora da residência nessa instituição.

dra-caroline-petersen
Dra. Caroline Petersen

 Cirurgiã do aparelho digestivo na Santa Casa de São Paulo, sendo chefe de Plantão do Pronto-Socorro Central desse mesmo Hospital e preceptora da residência nessa instituição.

Próximo Post

Categorias